Entenda o que é o Powerlifting, como funciona este esporte e como entrar neste mundo.
Você sabe o que é Powerlifting? Talvez não conheça por esse nome, mas com certeza já deve ter visto na televisão ou em academias, atletas levantando dezenas de quilos e ficando imóveis por alguns segundos.
O Powerlifting é um esporte de "carga", com objetivo de alcançar a força máxima do praticante/atleta, o qual deverá executar 3 movimentos:
Agachamento (squat)
Supino
Levantamento terra (deadlift)
Muitas vezes as pessoas confundem o Powerlifting com Bodybuilding (e também com outras modalidades, como Levantamento de Peso Olímpico e até mesmo Crossfit).
Enquanto o Bodybuilder busca "esculpir" o seu corpo, de uma forma estética levada ao limite, o atleta de Powerlifting tem a sua preocupação voltada para força e carga máxima. Logo, o foco do powerlifter deve girar em torno do ganho de Força máxima, e não da definição muscular.
Muitos atletas de Powerlifting que alcançaram recordes históricos, não tinham preocupação alguma sobre "estética". Porém, o ganho de massa muscular ocorre como consequência, apesar de não ser este o objetivo do Powerlifter.
Esse esporte surgiu nos Estados Unidos na década de 1950. Porém, apenas em 1972 foi criada a Federação Internacional de Powerlifting, sendo a primeira federação internacional do esporte.
Logo após essa prática ganhou fama em diversos países e também no Brasil, e como ela tem o objetivo de levantar o maior peso possível ele funciona em três tipos de levantamentos diferentes que são:
O agachamento é semelhante àquele praticado na musculação, mas nesse caso o atleta se posiciona segurando a barra com as mãos sobre a parte superior das costas e anterior aos ombros mantendo os pés afastados e bem firmes no chão.
Mas, antes de realizar o agachamento o atleta deve primeiramente esperar o sinal do juiz.
Depois, o atleta deve voltar à posição vertical sem flexionar o corpo. Em pé, ele espera a sinalização do juiz para recolocar a barra no suporte.
Nesse exercício trabalha-se o quadríceps, parte de trás das coxas, glúteos e eretores da coluna.
O supino é um exercício que também é comum na musculação. Entretanto, no Powerlifting, o atleta fica deitado em um banco, deixando para fora as pernas e mantendo os pés apoiados no chão.
Nesse exercício a barra com os pesos é posicionada em direção ao peito, o atleta deixa os braços estendidos e imóveis.
Após, o sinal do juiz o atleta deve flexionar os braços e baixar a barra para encostar em seu peito, levantando em seguida e deixando imóvel até o segundo aviso.
Nesse exercício o basista trabalha o peitoral, tríceps, deltoide e os músculos dos ombros.
Durante os movimentos não é permitido levantar o quadril e a cabeça do banco de supino ou levantar os pés do chão.
Nesse tipo de levantamento, a barra é posicionada à frente dos pés dos atletas e, em seguida eles devem segurá-la para levantá-la até ficar em pé. A barra deve ser levantada até a cintura do atleta.
Nesse exercício o atleta trabalha os membros inferiores e eretores da coluna como glúteos, quadríceps, posterior da coxa.
Os movimentos multiarticulares realizados no Powerlifting trabalham diversos grupos musculares durante a sua execução. E, por isso, podem também trazer uma série de benefícios para os atletas ou praticantes:
• Aumento da força máxima
• Ganho de massa muscular
• Emagrecimento e alto gasto calórico
Conheça o curso completo sobre o assunto, com conteúdos práticos em vídeo de alta qualidade!
Com o prof. Eduardo Kramm, vice-campeão mundial de Powerlifting e recordista brasileiro na modalidade.
Quero aprender sobre PowerliftingPorque você deve começar hoje na Cinética.
Estude e evolua em sua casa ou onde você quiser, no horário que quiser
Conhecimento para aprender e aplicar, para fazer a diferença na sua vida.
Todos os cursos com certificado, padrões MEC (Lei nº 9394/96) e Conselho Federal.
Faça parte da maior comunidade do movimento humano, com mais de 30.000 alunos!
Alunos que recomendam